fbpx

Aluguel sem fiador?

Saiba como conseguir alugar um imóvel sem a necessidade de envolver terceiros


Se você não tem uma assessoria adequada, alugar um imóvel pode ser tarefa difícil ou mesmo impossível. São tantos documentos e exigências que o aluguel parece até ser algo feito apenas para pessoas que não precisam dele. Um dos pontos de maior estresse dentro desse processo é conseguir um fiador. O fiador é uma terceira pessoa que entra no negócio para garantir o pagamento da locação, multa e indenização, caso o locatário não o faça. Situação em que ninguém desejaria estar. Daí a dificuldade e o constrangimento de ficar procurando esse indivíduo, recebendo constantes negativas, podendo levar à frustração do negócio.

Em geral, as imobiliárias nada fazem para auxiliar nesse processo, pelo medo de estarem se envolvendo com pessoas de má índole ou que estejam com a situação financeira já comprometida. O que seria uma bomba-relógio prestes a causar um prejuízo. Acontece que nem sempre o futuro locatário será também um futuro problema. Aliás, a maioria dos interessados tem as economias em dia e só querem encontrar um local que esteja à altura de suas expectativas de preço e localização. São famílias, profissionais autônomos e estudantes em busca de praticidade, economia e independência.

Foi pensando nessas pessoas e em abocanhar uma fatia de mercado, até então negligenciada, que a Imobiliária office implantou um modelo de aluguel que dispensa a necessidade de um fiador sem expôr locatários e locadores ao risco de prejuízos futuros. Mas como isso é possível? Em primeiro lugar é preciso entender que o interessado em alugar precisa ter o famoso “nome limpo”, ou seja, não está dispensado de apresentar a comprovação de ser um bom pagador. Apenas não precisa envolver o terceiro garantidor ao aderir à uma das duas possibilidades a seguir.

Na primeira, uma cláusula no contrato institui um fundo que servirá como seguro. Um valor de 15% sobre o aluguel é cobrado mensalmente para compor esse fundo, que será usado para cobrir qualquer prejuízo no caso de inadimplência, danos, reparos como a repintura ou mesmo despesas judiciais com cobrança ou despejo. Já na segunda modalidade o locatário paga uma calção de uma vez só, adquirindo um título de capitalização num valor médio correspondente a três meses de aluguel. O valor é devolvido corrigido no ato da rescisão, o que na prática é um processo que se revela sem custos para o interessado.

A Imobiliaria Office tem uma equipe de corretores atualizada sobre o assunto. S Desde o momento da escolha do imóvel até a entrega das chaves, o cliente recebe assessoria completa e fica ciente de todas as informações, etapa por etapa. A preocupação é garantir uma experiência rápida, prática e segura para quem quer alugar. Assim, todos ganham e os riscos são minimizados. O primeiro passo é procurar a Imobiliária Office para definir o local e as características do imóvel desejado e obter os valores do contrato. Depois é só seguir as orientações, sem burocracia e aquele incômodo vai-e-vem.

 

Escrito por: José Aurélio Mendes